sábado, 22 de janeiro de 2011

A fábrica de sorrisos


Lá se foram mais dois treinos esta semana, no de quinta tudo normal, 50min de corrida moderada com subidas, me aventurei em algumas subidas da USP junto com meu amigo Batatinha, que trabalha comigo, e até que não foi tão ruim. O ritmo foi praticamente o mesmo do treino anterior, foi um pouco desanimador, mas depois me lembrei que foi um treino com subidas. Como esta é, praticamente, a primeira semana de treinos de verdade do ano, não posso esperar muito mesmo, já fiquei feliz por não ter sentindo as minhas canelas queimarem como senti nos treinos anteriores. Podem ver o resultado deste treino aqui.

Hoje fui à USP mais uma vez, mais um treino, desta vez sem subidas, mais 50min de corrida, sendo 45 moderados e 5 fortes, acabei forçando um pouco mais no tempo todo e fiz alguns metros a mais do que faria no que vem sendo o meu ritmo moderado da semana. Foi um treino bom, meu ritmo ficou abaixo do padrão da semana, ainda não consegui alcançar aquele maldito bonequinho do Garmin, mas eu vou conseguir logo mais. Não senti minhas canelas queimarem, mas senti o meu famoso joelho esquerdo depois que parei de correr, enfim, quem mandou estourar o joelho com 6 anos de idade e se manter gordo por anos e anos sobrecarregando o coitado do joelho apodrecido? Agora só posso agüentar e mais nada.  

Logo depois que corri, fazendo os 5 minutos de caminhada para desaquecimento, tive a idéia de escrever este texto e também do título dele.

Cheguei pouco depois das 08hs na USP, fui ao ponto de encontro do pessoal da Corre Brasil, minha assessoria, e lá encontrei o grande amigo Danilo e a minha amiga queridona Re Tucunduva, além de todo o pessoal da Corre Brasil que são sempre muito divertidos e muito companheiros. Isto sempre me deixa feliz, adoro encontrar gente, falar, bagunçar, etc. Quem me conhece sabe, eu sou um falador. Fiz meus alongamentos e parti para os meus 50 minutos de corrida. Quase no final do treino encontrei o meu amigo Marco Uras, aquele do primeiro post, que era meu chefe e foi o cara que me fez começar a correr, devo tudo isto a ele, com certeza. Terminei o treino e, como já disse antes, na caminhada de desaquecimento comecei a pensar (sim, eu faço isso de vez em quando).

Como sempre acontece aos sábados, a USP estava lotada de corredores e ciclistas e uma coisa é quase sempre um padrão no pessoal que pratica esportes, o bom humor. Vocês já notaram como as pessoas quase sempre estão sorrindo, conversando sobre as mais variadas coisas quando estão em grupo e brincando um com o outro quando estão praticando esportes?

Num determinado momento da caminhada uma moça, que vinha no sentindo contrário, parecia que estava sofrendo com o seu treino, estava até com um aspecto de cansada, tenho certeza que o treino dela era umas 10 vezes mais pesado que o meu, mas sabe o que ela estava fazendo? Ela estava sorrindo!

Vocês sabem que eu sou um rapaz meio bobo, adoro sorrisos, principalmente nas mulheres é claro, e aquilo me deixou tão feliz, melhorou o meu dia, que já não estava ruim. Então eu pensei: a corrida é mesmo uma fábrica de sorrisos! Não adianta falar que você sofre, fica com dores e tudo mais, em algum momento você verá seus amigos corredores, estará no meio do seu treino e lembrará dos seus esforços, do seu suor, ou verá um gordo bobo andando depois de um treino e  vai sorrir pra ele por qualquer motivo que seja. Tornará o dia deste gordo bobo melhor e ele vai sorrir pra alguém depois e este alguém terá um dia melhor, vai sorrir pra alguém também e por ai vai. 

Então quando estiver correndo, ou não, e me vir, dê um sorriso, se você for um homem cabra macho, daqueles que acham meio estranho essa coisa de sorrir pra outro cara no meio da rua, apenas me mande à merda com aquela ênfase de companheirismo que só nos homens conseguimos entender, funcionará também. 

Façam o teste, vocês serão contratados pela fábrica de sorrisos.

9 comentários:

  1. Muito legal o seu texto... me fez lembrar uam frase que coloquei no Orkut ( não de minha autoria é claro, porém a copiei)que era : A DOR PASSA, O SUOR SECA E O CANSAÇO TERMINA...

    ResponderExcluir
  2. Tem uma comunidade no Orkut que diz que quem corre é mais feliz, e eu concordo! Lembro de quando estava treinando mais pesado, e apesar das dores e cansaço musculares, ficava aquela sensação de dever cumprido, de estar fazendo algo produtivo e saudável. Estou tentando aos poucos retomar esse ritmo, do qual acabei saindo por besteira. Mas certamente, correr é uma maravilha. Motivos de sobra para sorrir! Abração, meu querido!

    ResponderExcluir
  3. muito bom! eu fico radiante quando estou correndo na rua e cruzo com outro corredor, que me olha e sorri. mesmo quando é apenas aquele meneio de cabeça meio tímido, com uma piscadela de cumprimento, que nos faz ser cúmplices da felicidade que sentimos com a corrida. triste aquele que ao encontrar na rua outra pessoa correndo mantém o olhar no horizonte e a soberba, e não compartilha com o outro a alegria de ser corredor.

    ResponderExcluir
  4. Vamos lá então, treinando cumprimentos!

    Vá A MERRRDA!!!

    ou

    Vá a m e r d a a a a a a!!!! hehehe

    Como dizia o BOZO: sempre rir!

    abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  5. Quem corre é mais feliz!!!

    E concordo com a Cau, é muito bom receber os cumprimentos de outros corredores ou ciclistas ou caminhantes... a identificação é imediata!!!

    Beijo, Pamps!!!

    ResponderExcluir
  6. Aaahhh André que post mais bacana!
    Certeza que isso é um incentivo. É como fazer algo sem qualquer pretensão e ainda receber um "muito obrigada". O sorriso é mesmo contagiante, graças aos nossos neurônios espelhos, mas bom! Deixa isso pra lá...o que importa é que receber um sorriso imotivado é tão bom quanto um motivado e direcionado...Temos que aproveitar exatamente esses momentos. Vivemos em um mundo onde o "Jornal da boa notícia" não existe, não há motivos gratuitos para sorrir (para a maioria das pessoas) então nas brechas do cotidiano, temos que ser rápidos e...aproveitar!


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelos treinos Pan Pan!!! Corra por mim!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Grande Pamps... firme, forte e sorrindo!

    ResponderExcluir