domingo, 9 de janeiro de 2011

Ano novo, vida nova, desafio novo.

Depois do que contei no texto anterior muita coisa aconteceu, muitas corridas, muitas pipocas, muitos amigos novos. Tenho muitas histórias pra contar, mas vou deixar pra quando lembrar de todas elas e tivermos momentos propícios pra isso.

O assunto agora é meu próximo desafio, porque é assim que eu funciono, se não tem um porque eu não faço, não mesmo. Vou contar tudo que me fez pensar em encarar este.  

Na terça da semana passada, depois do meu primeiro treino do ano, me pesei e não fiquei nada contente com o que vi no ponteiro da balança. Todos sabem, e o nome do blog diz, que estou fugindo dos três dígitos da balança, pois bem, não estou nos três dígitos, mas é por muito pouco, pouco mesmo, estou 99,5kg, considerando a margem de erro do IBOPE para as eleições do ano passado posso estar com 96,5kg, mas também posso estar com 102,5kg.

Isto não é nada bom, quem me conhece bem sabe que vencer minha preguiça é uma tarefa das mais ingratas e difíceis, além disso, no ano passado passei por altos e baixos, nos treinos e na vida, e depois de novembro foi tudo mais pra baixo do que pro alto. Com a doença da minha mãe os meus horários ficaram doidos, eu passava o dia em casa brincando de dona de casa e as noites no hospital, como acompanhante da minha mãe, graças a isso passei mais de um mês sem correr, depois que ela melhorou e saiu do hospital eu já tinha perdido o pique e foi difícil correr cada metro que precisei correr até o encerramento do ano na decepcionante (graças à desorganização da Yescom) São Silvestre  do último dia 31. Juntando tudo isto com as festas de fim de ano eu cheguei novamente nos três dígitos.

Hora de reagir! Já vinha pensando em tentar uma meia maratona desde o meio do ano passado, sabia que seria neste ano, queria que eu estivesse mais leve pra encarar esta, mas tenho que traçar um objetivo que eu ainda não alcancei para poder me motivar a continuar correndo. O amigo Danilo já tinha me escalado para acompanhá-lo na Meia Maratona da Corpore, o Rogério Lagos também, e muitos dos #twittersrun também já haviam me incentivado a encarar este desafio. Depois de toda esta força eu só tive que enviar um email para o meu treinador, o Augusto da Corre Brasil, e ter o aval dele de que eu poderia tentar esta pequena loucura. Ele confirmou que eu poderia e indicou exatamente a Meia Maratona da Corpore, por ter um percurso com um grau de dificuldade não muito grande.

Tenho pouco mais de três meses para me preparar para este desafio, sei que não será fácil. Os primeiros passos já foram dados esta semana, não como eu gostaria ou como as planilhas pediram, mas foram dados. Agora estou me planejando melhor para mudar meus hábitos, dormir mais cedo, comer melhor, treinar melhor e tudo mais que deve ser feito. Quero terminar esta meia maratona inteiro, sem estar podre, sem ter duas horas de câimbras depois da prova e, se possível, sem andar. Vou procurar uma academia também, tenho certeza que preciso de musculação, minhas pernas estavam com uns 200kg cada nos treinos dessa semana, e minhas dores nas costas também estão incomodando bastante. Mas o objetivo está traçado, está aí e eu não vou vacilar.

Nada melhor do que ter um objetivo. Custou muito para que eu percebesse isso, nunca tive um, mas depois que comecei a correr eu aprendi que ter um objetivo é a única coisa que te mantém na luta, que te mantém vivo, porque você só consegue ir pra algum lugar se souber pra onde está indo.

5 comentários:

  1. É isso ai André!!!
    Se precisar de companhia para os treinos mais longos, te acompanho. É só chamar!!!
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  2. Bora correr e musculação para aumentar a resistência...e te acompanho na confiança pois a minha primeira meia ainda estou em estudo...pois como passei o ano passado recuperando da lesão e correndo alguns 5k perdido por ai então nada como ir na moral este ano.
    #tamojunto
    @abreutax

    ResponderExcluir
  3. "ter um objetivo é a única coisa que te mantém na luta, que te mantém vivo, porque você só consegue ir pra algum lugar se souber pra onde está indo."

    Disse tudo, Sr. Panetto :)

    Ter um objetivo, qualquer que seja, é nossa válvula de escape, nosso motivo pra viver. Há uma frase que diz "Algumas pessoas nasceram pra viver, outras apenas pra existir". Com certeza, todas as pessoas que VIVEM intensamente são movidas a desafios, a obstáculos, e sempre correm (literalmente ou não) atrás deles.

    ResponderExcluir
  4. Objetivo é tudo na corrida!
    Eu vivo deles e falo isso no meu blog.
    Persistência, garra e vontade são as chaves para esse sucesso.
    Nos vemos aos sábados na USP para os "longos".

    ResponderExcluir
  5. Grande Pamps!

    Já te disse uma vez, como vc bem lembrou, e repito: ESTOU CONTIGO!!

    Fiz essa prova ano passado, sofri pacas e vou correr novamente este ano. Nosso condicionamento não está muito diferente um do outro. No quesito peso, estou mais pesado que você...

    Maaaaas, no quesito motivação ninguém me segura!!! Vamos vencer esses 21Kms juntos, cara! Estarei com você para te ajudar a completar essa da melhor maneira possível!

    Abraço!!

    ResponderExcluir