quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O sonho, a poça de lama e a tartaruga

Ontem fiz meu primeiro treino com o Garmin, foi um treino bacana, a planilha do Prof. Augusto pedia 50 minutos de corrida em ritmo moderado, parecia que estava indo bem, num ritmo bacana, mas acho que exagerei demais no moderado, como podem comprovar aqui no site do Garmin Connect, ritmo médio de 08:21 min/km não é algo que seja digno de muito orgulho pra alguém que já corre há quase dois anos.

Outra coisa que pode ser bem vista no site do Garmin é que eu realmente não faço a menor idéia do que é manter ritmo de corrida. O gráfico é um sobe e desce tão doido que fica até difícil de entender como eu estava num ritmo de 7:43 min/km, cai pra 10:49 min/km e logo em seguida subi para 5:13 min/km. Tentei me lembrar se estava fugindo de algum cachorro desgarrado que resolveu me atacar no meio do treino, ou atravessando alguma rua bem na hora em que uma Ferrari de Formula 1 estava vindo em sétima marcha, mas não foi o caso, tenho certeza que me lembraria de coisas assim no meio do treino. Isto só que dizer que não menti no texto anterior quando disse que não sei manter ritmo de corrida.

Mas, na tentativa louca de criar uma Ferrari imaginária, eu me lembrei que houve algo engraçado no treino, que condiz exatamente com o fato do meu ritmo ter caído em um ponto específico do gráfico. Desviei de uma  poça d’água no meio da pista de corrida da Edgar Faccó (que poderia ser bem vista como um grande oceano caso eu fosse uma pequenina formiga), e o caminho escolhido para o desvio foi a grama mal tratada, mal iluminada e não cortada do canteiro central da avenida. Eu deveria ter deduzido o que iria acontecer no momento do desvio, mas meus pensamentos eram de que eu não poderia parar de correr para achar um caminho melhor, e no momento que executei a maravilhosa manobra de desvio enfiei o meu pé em uma exuberante poça de lama, deve ter sido uma coisa linda de se ver, vários ambulantes teriam rido de mim se não estivessem ocupados tentando chegar em casa naquela noite chuvosa depois de um dia cansativo de trabalho, alguém deve ter visto e dado boas risadas, espero que tenha feito o dia desta pessoa melhor, porque o meu ficou divertido, não parei de dar risada depois disso, mas continuei correndo. O mais incrível é que no caminho de volta eu fiz exatamente a mesma coisa e, confesso, não foi de propósito, eu simplesmente não me lembrei da poça de lama e enfiei o pé com tudo na coitada, imagino quantos microorganismos foram mortos por mim naquele pequeno pedaço de terra molhada, uma pena.  Meu tênis ficou lindo cheio de lama, a meia também.



Apesar dos momentos cômicos do treino eu digo que não fiquei tão contente com ele, estava bastante cansado no final e achei que tinha feito um bom ritmo no treino todo, fiquei surpreso quando baixei o treino para o site e vi um desempenho pífio. Os mais pessimistas podem dizer que eu estou longe de fazer uma boa meia maratona com este ritmo, e eu até me incluiria nesta lista em alguns momentos da minha vida, mas no momento eu prefiro acreditar que estou assim porque engordei bastante no fim do ano, não treino regularmente há pelo menos 3 meses e tenho ainda alguns meses até a minha estréia na Meia Maratona da Corpore.

Sobre o Garmin eu só posso dizer que ele atende minhas expectativas muito bem, foi um ótimo companheiro na corrida, me mostrou a minha verdadeira condição de corredor tartaruga e tem até chances de ser chamado de Robin, ou sei lá, talvez eu arrume um apelido melhor pra ele, apelidos merecem ser bem pensados, são nomes que as coisas, e as pessoas, ganham e carregam consigo pra sempre.

Amanhã tenho mais um treino, espero que desta vez eu não me encontre com uma poça de lama, caso isto aconteça eu não terei tênis pra correr nos treinos do final de semana.

9 comentários:

  1. Calma, meu caro!
    Esse foi só seu 1º treino com o brinquedinho.
    Com o passar do tempo vc vai ver que ele foi um ótimo investimento.
    E quanto a variação, não esquenta com isso.
    É normal no início.
    Depois parece que vc assimila por osmose (rs)... Vc vai correndo e pensa "Acho que tô a 7'/Km" e olha no bicho e vê que bateu!
    Outra coisa: verifique se no percurso não há muitos aclives/declives. Isso também pode vir a contribuir para as variações.
    De mais... bom divertimento!

    ResponderExcluir
  2. hehehehe eu também tenho uma poça de estimação! toda vez molho meu tenis nela! parece pia de água benta em porta de igreja, não dá pra passar por ali sem se molhar!
    E o pior é q com o Robin agora voce corre o risco de ficar olhando pro relógio e conhecer novas poças!
    Na próxima vez que ver uma poça lembre-se: melhor a água que a lama! hehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o blog, André, parabéns por ele e por sua história como corredor. Sucesso na sua meta (tanto a meia quanto o título do blog), tenha uma excelente preparação para ela.

    O Garmin foi mesmo uma bela aquisição, tem sido muito útil nos meus treinos também. Se achar quem pinte de laranja, me avisa, que eu também quero o meu com esse "template", hehehe...

    Um abraço e boas corridas pra você!

    Fábio Namiuti
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já lavou o tênis?! rsss
    Essas histórias de corrida são as melhores, adoro!
    Eu fui viajar para Jericoacoara e resolvi fazer um treino numa praia que fica ao lado que é planíssima, mas tem uns rios que cruzam a areia e desembocam no mar. No primeiro e no segundo eu fiquei procurando o lugar mais raso para passar e não molhar o meu pé. No terceiro desencanei e optei por molhar de vez, já que estava impossível cruzar. Fui muito mais feliz assim! rs
    Continue como já falamos, não falte aos treinos nem por decreto, treine na madruga se for preciso, mas vá. Com o tempo você pega ritmo sim, fica tranquilo.
    Beijão e bons treinos!

    ResponderExcluir
  5. Acho que são esses obstáculos que fazem a corrida ficar mais divertida, não?

    Bem, eu não corro, então é uma suposição... hahaha

    Sempre vejo um povo caminhando na Edgar Faccó, às vezes alguns correndo... Aqui em SP faltam tantos lugares apropriados pra correr, né? Acho que a Edgar Faccó é até um bom local, mas correr em meio à natureza me parece bem melhor do que entre carros e poluição... enfim, sou uma ecochata e natureba! rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Boa André!
    O negócio é enfiar o pé na lama, na poça, na jaca... ou o que aparecer pela frente. hehe

    Às vezes uma movimentação mais brusca do braço que está o GARMIN resultado em um TIRO de alguns segundos... Mas, no conjunto da obra o brinquedinho é fantastico.

    Abraço e bons treinos e posts

    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  7. Grande Pamps!

    Então quer dizer que você lembrou de mim hoje? Afinal, as Poças nunca mais foram as mesmas após o Marcão reinventar meu sobrenome... hahahaha

    Tô felizão em vê-lo treinando e disposto! É isso ae, meu caro!

    Eu tô sofrendo com a adaptação nos dois empregos, mas vou arrumar um horário bom pra correr durante a semana, provavelmente à noite.

    O problema é não ter lugar. Na rua eu não consigo controlar meus kms.... Haja google maps! hhahaha... Preciso de um brinquedinho desse, pena que no Brasil os caras enfiam a faca!

    Wherever... vamo que vamo que faltam 3 meses pra Meia!!! E passa rápido, viu?

    Abraçãooooooooo!

    ResponderExcluir
  8. Processa a Garmin? Onde já se viu tamanha variação?!

    O que vc precisa mesmo é de um personal-quilometro-conteitor tabajara! kkk

    Bons treions até a Meia. Como vc falou, ter um objetivo ajuda muito. Vai lá que vc vai arrasar.

    Abs,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  9. Antes de ler, eu já gostei!!!


    Agora sim...vou ler os posts...
    Beijos

    ResponderExcluir