quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O começo da fuga.


Tudo começou quando comprei meu primeiro carro, há anos atrás, quando eu ainda tinha meus 18 anos. Até então eu era praticamente um esportista, mesmo sem saber, pois pedalava vários quilômetros por semana, sem nem perceber. Saia da escola, ia pra casa, fazia minhas lições, subia na magrela e perambulava pelas ruas de Pirituba, na zona noroeste de São Paulo, até a noite chegar. Bons tempos, duvido que passei dos 75kg em algum dia desta época. 

Mas o carro chegou, tão esperado, tão querido, e eu aproveitava cada oportunidade que tinha de tirá-lo da garagem. Vamos à padaria? Claro, vou pegar as chaves do Fuca (sim, eu o chamava assim). Era carro pra todo o lado, pra fazer tudo. 

O tempo passou e eu nem percebi, comecei a fumar e ao mesmo tempo me tornei um viciado em comida, ia à vários restaurantes, comia de tudo, experimentava tudo. Quase 10 anos depois notei que estava muito acima do peso ideal, muitos já avisavam, mas eu não ligava pro que diziam. Me pesei e desanimei, 112kg. Estava nos 3 dígitos, não imaginei que o caso era tão grave, sempre dizia que nos 3 dígitos eu não poderia chegar, pois bem, cheguei que nem vi.

Percebi que chegava pra trabalhar e sempre estava sem fôlego, precisava subir três lances de escada pra chegar à minha sala. Neste mesmo escritório eu tinha um chefe que já corria há alguns anos e sempre falava das provas, eu achava o máximo, gostava de ouvi-lo contando as histórias, via as medalhas, os números de peito. Fascinado pelo mundo que eu via nas histórias dele e já embalado por estar há alguns meses sem fumar e sem tomar refrigerante graças a uma aposta doida, resolvi me inscrever em uma prova.

Escolhi a abertura da Corpore de 2009, só 5km, pra começar está bom, né? Pois é, comprei uma Runners e comecei a ler, percebi que precisava comprar um tênis e treinar, faltava pouco mais de 1 mês para a prova. E eu nem imaginava o que era correr, muito menos o que eram 5km. Encarei uma planilha de treino da revista, quase me acabei de tanto correr naquele mês e encarei a prova.

Venci os 5km em quase 50min., feliz, feliz pra caramba, nunca me imaginei correndo 1km sequer, e corri 5. E, mesmo andando em alguns pontos, isso já era uma vitória inimaginável. Cheguei sozinho, corri sozinho, peguei minha medalha sozinho e fui embora sozinho, sem falar com ninguém, caipira total, me senti um estranho no meio daquele monte de gente feliz demais, alegre demais, esportista demais. Mal sabia que em breve eu formaria dezenas de amigos graças às corridas, mas isto é uma história pra outro texto.

Neste texto comecei a contar a minha história, é uma história de luta pela sobrevivência, de esperança, e mesmo que seja uma luta que poderia ser enfrentada com mais garra sei que com o tempo vou corrigir este problema. 

Se você está aqui porque te conheci correndo, eu te agradeço por me dar forças em cada prova, mesmo que você não esteja nela, pois minhas amizades de corrida são as fontes de uma grande parcela da força que tenho pra continuar correndo e fugindo dos 3 dígitos. E se você está aqui porque é meu amigo de muitos anos  sabe que a corrida tem mudado muita coisa em mim e que se você ainda está comigo nesta caminhada é porque entende que preciso disto e merece muito a minha amizade, se não corre ainda, comece.

13 comentários:

  1. Vejamos:
    te conheci correndo: não
    amigo de muitos anos: não

    se não corre ainda, comece: Apoiado!

    Blog é uma coisa legal, tem que ter disciplina pra escrever com uma certa frequência. Escreva e os visitantes aparecerão. Principalmente pq a galera é curiosa e quer saber sobre a vida dos outros (big brother, hello! hehe)

    Boa sorte nesta caminhada (ou corrida se preferir! #tamojunto

    Abs,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  2. Também ainda não te conheci pessoalmente, mas sempre trocamos alguns comentários pelo Twitter (@Augusto_VamCorr). Infelizmente somos parceiros nesse lance dos 3 dígitos. Eu vivo entre 2, 3, 2, 3... corri a SS com 101 em 1'34, o que pra um cara com esse peso não é muito ruim, mas essa pança atrapalha bastante. É muito legal a cara de perplexidade quando falo pra alguém que eu corro. Instantaneamente a pessoa já olha pra minha barriga...rs é até engraçado. Mas a gente chega lá, de preferência com 2 dígitos. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bem-vindo ao mundo dos blogs Panetto.
    Muito legal esse primeiro post, aproveite as noites insones e coloque todas as corridas e historias boas.
    abraço
    Colucci
    @antoniocolucci
    via #xingling sem net

    ResponderExcluir
  4. Seu blog já está linkado no meu :)

    Bem, não somos amigos há ANOS (ok, faz alguns anos assim mas infelizmente não nos falamos com a frequência que eu gostaria ultimamente), mas desde que você entrou nesse lance de corrida, também me deu uma vontade doida de começar. Mas nem sei por onde. Onde treinar, como participar, não sei se tenho fôlego, se vou pagar mico... Correr parece ser muito bom e espero um dia tomar coragem e dar esse - literalmente - primeiro passo na minha vida.

    ResponderExcluir
  5. @andrepanetto! Acho que 90% dos corredores vão se identificar com alguma parte da sua história. A busca pela saúde, por um visual melhor, por qualidade de vida. Mas se fosse só por isso, faríamos cirurgias plásticas, não é verdade?
    Acho que o que faz a corrida fascinante é o novo mundo em que nos inserimos: novos lugares, novos horários, novos hábitos e principalmente, novos amigos. Para mim, os #twittersrun são o motor e o gás para continuar mais e mais!
    Conte comigo nessa turma!

    ResponderExcluir
  6. Meu, desde qdo vc me falou disso me deu a maior vontade. Su muito preguiçosa. #shameonme

    Vc é sensacional Bah!! Torço por vc!

    (comento váaarias vezes e daí?)

    ResponderExcluir
  7. Graaaaaande Pamps!

    Sim, entro no time que te conheceu correndo! kkkk

    E segurando o dedo, pois vc é "tímido"... nunca vou me esquecer dessa balela! hahaha!

    Pamps, nem preciso dizer o quanto me identifiquei com seu blog, né? Também estou na luta contra os três dígitos! Espero que a gente consiga juntos essa grande vitória!

    E aquela parte que a gente achava que nunca chegaria nos três dígitos é a mais pura verdade. Li seu relato e lembrei de mim mesmo afirmando isso aos quatro cantos... hehehe... mas enfim... rs

    Bora correeeeerr!! Tamo junto, Pamps!!

    ResponderExcluir
  8. Cara!...

    Não te conheci correndo, mas sim cantando! E o que vejo na foto ao lado não é nem sombra do que vi naquele palco da zona norte há três anos atrás!

    Tivemos pouquíssimas oportunidades de conversar, mas nestas breves ocasiões, concluí que você era um grande cara (perdoe o trocadilho). E fico muito contente que esteja agora atingindo este objetivo. Posso dizer que vivi a mesma situação que você, sobre ser um "esportista inconsciente", até adquirir o tão sonhado pois é - e dá-lhe comilança! Hoje, também luto para fugir dos três dígitos (e, mais uma coincidência, também na casa dos 112 kg).

    Estás sendo um grande exemplo, para mim e para muitos que passarão por aqui.

    Vou tomar coragem para, em breve, corrermos juntos, assim como já compartilhamos um palco no passado. Topas? Será que te alcanço, rapaz?

    Parabéns! Um grande abraço, e continue passando adiante esta bela estória de superação!

    Vinnie Reyes (ex-Arkkam)

    ResponderExcluir
  9. Correr é tão bom...!!!
    Eu li uma frase há algum tempo no blog da Yara, antes dos #twittersrun, antes de conhecê-la pessoalmente, antes da primeira camiseta, que dizia:
    "Eu gosto mais de mim depois que eu corro."
    Como já disse no meu blog, dar o start da corrida não é fácil e requer disciplina, persistência e vontade, mas depois que a gente corre é tão mais legal que temos que nos lembrar dessa sensação para levantar da cadeira (ou do banco do carro) e sair para treinar na próxima vez.
    Eu te conheci no #twittersrun, ou seja, correndo. E quero te ver assim, sempre correndo sem se preocupar com tempo, colocação ou podium. Correndo para curtir mais a vida, para sair dos 3 dígitos, para conhecer mais gente, para se divertir nas tendas, para expor o teu sorriso por aí.
    'Bora correr um cadinho hoje?

    ResponderExcluir
  10. Garoto fico contente com a sua disposição em correr e vencer os desafios que muitas das vezes são comuns a todos os corredores e também pela disposição de escrever.
    Você escreve bem parabéns, siga firme assim, dá tabalho escrever mais uma satisfação do caramba quando vc começar a olhar para o que vc andou deixando registrado.
    run run run Boy
    abs
    @abreutax

    ResponderExcluir
  11. Legal o blog André!
    Tenho certeza que o blog te ajudará na fuga contra os 3 dígitos e estes ficarão bem para trás!!

    ResponderExcluir